6.11.06

A quem isso interessa?

Leio no blog do Roberto Jefferson (link aí ao lado) que tramita, no Senado, um projeto de lei que obriga a identificação de usuários da Internet quando em operações de interatividade. E que as penas para a desobediência são severas: até mesmo a prisão. Não conheço o projeto de lei, mas vou pesquisá-lo e tratarei dos detalhes.

Mas já me posiciono: sou contra!

A razão é a pergunta que não quer calar é: "A quem isso interessa?". Nesse aspecto, uma 'operação' pela internet não difere de uma operação por telefone. E, que eu saiba, nada há na legislação ou em projeto que obrigue a identificação dos interlocutores...

Outro dia lí na internet algo sobre a compra, pela Telemar, de um software que permite "ler" conteúdos de e-mail e buscar textos nestes, além de "ouvir" conversas pela internet, como as feitas através do Skype, entre outras "funcionalidades"... A quem interessa? Por que uma companhia telefônica teria tal necessidade? Estamos vendo crescer o "grande irmão"?

Não custa lembrar, nessas horas, que quem abre mão da liberdade em função da segurança perde a liberdade e a segurança!!!

Nenhum comentário: