29.5.14

Mensagem aos formandos 2013 dos CST ADS/TSI - Grupo Uninter (A famosa "Sala 31")

Profº. Ivo, Profº. Cláudio, Profº. Jairo e Profº. Charles,
Pais, Familiares e amigos,
Prezados Tecnólogos,

Nada se compara, nesse momento, à alegria do triunfo de vocês, ao sabor da conquista e à sensação da vitória, do dever cumprido. Por isso é difícil traduzir em palavras esse sentimento, assim como é difícil pensar em algo a ser dito que possa acrescentar-lhes algo que faça sentido, que toque seus corações. Por isso o que vou dizer tem apenas o objetivo de reforçar aquilo que vocês já sabem, demonstraram que já sabem, e também já colocaram em prática.

Nossa vida é o mais importante dom que recebemos de Deus. Seguem-se a ela o livre arbítrio, o direito que temos em fazer nossas escolhas – não sem o dever de aceitar as consequências advindas delas – e também a capacidade de amar e buscar ser amado, e a capacidade de aprender e assim evoluir e progredir. Então, busquem aprender sempre. Sobre tudo e com qualquer pessoa, mesmo com as mais simples, com os mais insignificantes fatos. Aprendam. E coloquem em prática o que aprenderam, para poderem ensinar aquilo que praticam, e assim dar o exemplo.

Nós atuamos em um ramo em que a mudança é constante: a tecnologia muda, e a tecnologia da informação muda muito mais. E as mudanças geram temores, medo. Medo de errar, medo de não ser competente o suficiente... Pois não tenham medo de errar. Não tenham medo de falhar, e de, se precisar, recomeçar. Não deixem de fazer algo pelo medo de errar, e não deixem de fazer o pouco pela incapacidade de fazer o muito.

Descubram e pratiquem sempre aquilo em que vocês são bons, e melhorem, e aperfeiçoem. Criem, inovem, critiquem, questionem. 

Sejam críticos e exigentes como foram durante o curso. Mas pautem sua conduta pelos valores que receberam de suas famílias, de seus professores e da sociedade, para não se deixarem iludir e nem enganar por falsas promessas.

E, para finalizar, não guardem nem desistam de seus sonhos!

Parabéns, e muito sucesso em suas carreiras e em suas vidas!

Luis Gonzaga De Paulo
Curitiba/PR, em 23 de agosto de 2013.

Um comentário:

Unknown disse...

A famosa fala 31 ficará na história da Uninter.. Principalmente na memória de todos os professores que passaram por lá.. Sou grato a todos!!