30.7.05

Brasil e ONU versus ICANN?


Corre no noticiário nacional a 'iniciativa' do Brasil de propor a transferência do controle de domínios da Internet - atualmente responsabilidade do ICANN - para a ONU.

Segundo nossos 'bem-intencionados' conterrãneos, isso seria necessário para 'democratizar' a Internet.

Sou contra! Terminante, total e definitivamente contra! E explico o porquê.

Primeiramente, é melhor não mexer em algo que está funcionando, e muito bem, obrigado!

Segundamente, falta clareza nos motivos de tal iniciativa, e será muito difícil conhecer a real intenção dos 'proponentes'... Aliás, como qualquer coisa de iniciativa do atual governo.

E tem mais. O Brasil propondo? Esse mesmo que agora há pouco queria controlar os jornalistas e a mídia? Tem cheiro de ideologia nisso aí... E de anti-americanismo também. Pergunto: para quê politizar essa questão? Cadê os argumentos econômicos e técnicos, se é que existem?

Outra questão: a ONU controlando a Internet? A mesma ONU que tem na sua comissão de direitos humanos exemplos de liberdade tais como Cuba? Ah, não! A mesma ONU, cujo filho do secretário geral enriqueceu burlando um programa de assistência da própria (Oil for Food)? Ah, não!

Mais uma questão: controle da Internet na mão dos governos? Quantos modelos de democracia e preservação de direitos fundamentais temos entre os proponentes e apoiadores de tal idéia? Cuba, China, Vietnã, Irã... A começar pelo Brasil? Cruzes!

Como bom mineiro, 'discunfiado', não acredito nessa turma, muito menos nas suas intenções... Já dizia um conterrãneo que ' é preferível um mal já conhecido à um bem pouco provável... ', na mesma linha do 'mais vale um pássaro na mão do que dois voando'. Já conhecemos o ICANN e os norte-americanos, a quem devemos a própria existência da Internet, e à eles devemos todos os esforços por torná-la o que é hoje : mundial, livre e funcionando.

Transferir o controle do ICANN para a ONU? Não, muito obrigado. Vamos deixar como está.

Pelo menos até alguns seres humanos entenderem melhor o significado de palavras simples como "direitos", "liberdade" e " democracia". Ou até que provem, com seus atos, que suas intenções são realmente boas.


Veja mais detalhes no link http://www.apaddi.org.br/admin_links/admin_links.asp?cod=22

Nenhum comentário: