24.8.07

É fogo!!! (2)

Nessa época do ano, próxima ao final do inverno, são alarmantes as notícias sobre queimadas e incêndios por todo o país.

Parques, florestas e reservas ardem cercadas por chamas de impressionante vigor. Pode-se dizer que o verde de nossas matas recebe um "colorido especial", um mosaico de fumaça, chamas, carvão e cinzas... Que tristeza!!!

Mas há uma compensação. Sim, há uma boa notícia, meus caros!!! Assisto pela TV, incrédulo, à uma espetacular mobilização nunca antes vista neste país -para usar uma frase em moda, quase obrigatória mesmo. ONGs das mais diversas áreas do pais, ecologistas, defensores do verde, das matas, dos micos-leões e da ararinha, "margaridas" e sem-terras, agentes da pastoral da terra, IBAMA, INCRA, Green Peace, SOS Mata Atlântica, SPVS, uma imensa legião de guardiães da natureza, milhares, milhões enfim... Todos se unem aos minguados e sofridos bombeiros e defensores civís para apagar o fogo! É impressionante ver tamanho desprendimento e dedicação à essa nobre causa!

E como trabalham! Com o mesmo afinco com que defendem a natureza da selvagem exploração capitalista, dos horríveis latifundiários, das multinacionais e dos transgênicos, avançam bravamente contra as chamas e as detem! Como é lindo ver tamanha força e coragem! Isso sim é que é defender uma causa!!! Que exemplo!!!

Não? Não é isso que acontece? Sonhei? Estou redondamente enganado? Sério? Oh, que horror!
São apenas alguns bombeiros? Minguados agentes da defesa civil? Pouquíssimos voluntários e alguns abnegados agricultores? Oh, não!!!

Nem mesmo o beija-flora da fábula, "fazendo a sua parte"? Que decepção!!!

É fogo!!!

Nenhum comentário: