28.9.07

Serviços bancários pela Internet

Para quem considera que os serviços de home banking são um avanço e uma praticidade da vida moderna, vale a pena se prevenir. Quando for fazer uso dos serviços bancários pela internet, siga as dicas abaixo para evitar fraudes com sua conta:
  1. Sempre que entrar no site do banco, verifique se no rodapé da tela do browser aparece o ícone de um cadeado. Além disso, clique duas vezes sobre esse ícone: uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer . Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar duas vezes sobre ele, nada irá contecer.
  2. Antes de clicar sua senha nos teclados virtuais, minimize a página. Se o teclado virtual for minimizado também, está correto. Se ele se mantiver na tela sem minimizar, é bem provável que seja falso (pishing)! Não tecle nada.
  3. Ao acessar o home banking e suspeitar do site, digite UMA SENHA ERRADA na primeira vez. Se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é realmente do banco, porque o banco tem como checar a senha digitada. Mas se ao digitar a senha errada o site não acusar erro, mau sinal. Sites crackeados (piratas) não tem como conferir a informação, pois o objetivo é apenas capturar suas informações e sua senha.
  4. Evite acessar os serviços bancários de computadores em locais públicos (lan house, cyber café) ou de lap tops através de redes sem fio (wifi zone, wireless) nesses locais (e também em shoppings, aeroportos, hotéis). Se for imprescindível, inveitável mesmo, certifique-se de fazer todas as operações o mais rápido possível e, logo em seguida, bloqueie seu acesso, errando a senha propositalmente pelo número máximo de vezes permitido pelo banco (normalmente três vezes). Assim seu acesso fica bloqueado, mas o de um cracker que possa ter roubado sua senha, também. E então você deverá solicitar ou cadastrar uma nova senha. Mas muito cuidado: a maioria dos bancos exige sua presença para uma nova senha, ou a envia pelo correio para sua casa. Então jamais faça isso em finais de semana, durante viagens ou feriados prolongados: a lei de Murphy diz que você vai precisar acessar novamente a conta...

Os pequenos procedimentos acima são simples, mas certamente ajudarão a você a não engrossar as estatísticas das vítimas de fraude virtual.


E, finalmente, lembre-se: a internet, como parte do mundo real, não é repleta de Frades Fransciscanos que devotam sua vida ao trabalho gratuíto, e também não é povoada por padrinhos mágicos empenhados em lhe dar a felicidade plena e constante: se a esmola for demasiada, o santo desconfia, já diz o velho ditado.

Informe isso aos seus amigos e conhecidos.

Nenhum comentário: